Fundação

 

O Grupo Escoteiro Marechal Osório foi fundado em 13 de junho de 2009, sendo seus fundadores,  Mauro Lopes Morem, Marlise Picchi Moren, Daniela de Oliveira Bueno, Jaqueline Chiaradia Wenzel, Armando José Straatmann Wenzel, Paulo Ricardo Cardoso, Eduardo Stein, Roberto Pitsch, Adriana Schlabitz Pitsch, Ronald Bouchut Ribeiro e Jane Casarotto Ribeiro.

 

O nome do Grupo foi dado em homenagem a Marechal Osório, Patrono da Arma da Cavalaria do Exercito Brasileiro. Nascido em Osório (RS) em 10 de maio de 1808. Filho de estanceiro, aprende desde cedo a dominar como ninguém os animais que lhe servem de montaria. De praça do Exército Imperial aos quinze anos de idade, galga todos os postos da hierarquia militar de sua época, mercê dos atributos de soldado que o consagram como "O Legendário".

Comandante de esquadrões, regimentos e exércitos, em período conturbado de nossa história, participa com brilhantismo das Campanhas da Independência, Cisplatina, de Monte Caseros e da Guerra da Tríplice Aliança.

 

As cores que representam o grupo são : Vermelho, azul e amarelo, sendo definido o seu lenço vermelho com listas nas bordas em amarelo e azul.


A bandeira que representa o Grupo é vermelha, com listras azuis e amarelas paralelas na longitudinal entre as bordas.

 

 

O Brasão apresenta as armas da Cavalaria em homenagem ao Marechal Osório e a Flor de Lis Amarela, como símbolo do Movimento Escoteiro.

 

No dia primeiro de agosto de 2009, foi definida a sede do Grupo, sendo utilizada as dependências do Colégio Marista Ipanema, localizado na Av. Coronel Marcos, 1959 no Bairro de Ipanema em Porto Alegre – RS.  A partir desta data passou-se a inserir no símbolo do Grupo a inscrição “Marista Ipanema”.

 

As primeiras tropas foram:

TROPA ESCOTEIRA TUIUTI, composta por:

        Monitor: Matheus Chiaradia Wenzel

        Sub monitor: Gabriela Bueno Mariano

        Gabriel Stein

TROPA SENIOR MARQUES DO HERVAL, composta por:

    - Patrulha Mawé

        Monitor: Guilherme Pitsch

        Sub Monitor: Gabriel Casarotto Ribeiro

        Patrulheiros: Lucas Cardoso

        Larissa Chiaradia Wenzel

        Leo dos Santos Korol

        Christian Oliveira

    - Patrulha Kanuê

        Monitor: Guilherme dos Santos Korol

        Sub Monitor: Igor Moraes Telles

        Patrulheiros: Filipe Picchi Moren

        Luinê Picchi Moren

        Amanda Bueno Mariano